O UNStudio faz parte do consórcio que recentemente ganhou a competição para projetar um novo Centro de Congressos e Conferências nos Países Baixos, um projeto que visa estabelecer ainda mais a região de Brainport Eindhoven como um dos centros de tecnologia líderes da Europa. O Centro de Congressos Elysion pretende expandir um local existente, com programa similar, buscando baixo impacto nos arredores, ao mesmo tempo em que incorpora vários recursos sustentáveis.
A proposta parte da expansão do Espaço de Congresso e Evento Van der Valk, um lugar situado na fronteira de uma grande área de parques, bem conectado ao Aeroporto de Eindhoven e ao centro da cidade. O projeto renova as instalações existentes e cria um novo auditório flexível, juntamente com um novo hotel e um foyer vertical que abriga várias atividades. Um dos desafios críticos do projeto foi o requisito de manter as instalações existentes em operação durante a construção. Como resposta, a extensão do espaço de congresso é colocada ao lado do prédio existente, enquanto o novo auditório fica no topo do centro de conferências.
O novo auditório de 1.500 lugares apresenta um projeto flexível e pode ser dividido em quatro espaços independentes para conferências menores. Os assentos retráteis permitem que a área inferior do auditório seja usada como um salão de banquetes, enquanto um estúdio de gravação facilitará os eventos online. Um novo foyer conecta os diferentes níveis e programas do projeto. O espaço oferece áreas para relaxamento, trabalho ou reuniões informais e dá acesso a espaços ao ar livre. A proposta prevê ainda uma segunda torre hoteleira com instalações desportivas e de lazer.
O projeto coloca a sustentabilidade em seu centro, por meio de sua ambição de energia positiva e de tornar a maior estação de carregamento regional para carros elétricos. Além disso, a fachada de madeira e vidro foi planejada para apresentar superfícies que absorvem dióxido de nitrogênio - uma nanotecnologia inovadora que pode capturar poluentes de seus arredores.
Como o concurso buscava não apenas projetos para o novo edifício, mas também um consórcio que pudesse construir, financiar e operar o desenvolvimento, o UNStudio e DVP fizeram parceria com Van der Valk como operadora, Huybregts Relou como contratante, juntamente com Tielemans e Quant Architectuur . O projeto está previsto para ser concluído em 2025.
- Cliente e Operador: Van der Valk, Eindhoven (Luiten-van der Valk Beheer B.V.)
- Gestão de projetos e gestão de propostas: DVP
- Construtor D&B e BREEAM: Huybregts Relou]
- Arquitetos: UNStudio e Quant Architectuur
- Estrutura: Tielemans
- Instalações: DVP Smart Concepts
- Tecnologia e acústica de teatro: PBTA
- Orçamentista: bouwadvies ISIS
- Congresso: Sixfingers
- Comunicação: Skillz
- DTP: Bramendevlam
- Imagens: Flying architecture